Rua Anésio Marciano, 160 - VINHEDO - SP

Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

Conheça sobre Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

É comum haver confusão sobre as diferenças entre os rótulos usados na norma GHS e os rótulos de Produtos Perigosos e, vez por outra, as empresas se confundem quando utilizar um, outro ou ambos.

Normas –

As etiquetas GHS geralmente são exigidas para atender regulamentações de comunicação de perigos químicos ou regulamentos de saúde e segurança ocupacional. Esses regulamentos geralmente são baseados no Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) . O objetivo principal dos rótulos do GHS é comunicar os perigos de exposição dos agentes químicos aos trabalhadores ou destinatários por meio de palavras de sinalização, pictogramas, advertências de perigo e advertências de precaução.

As etiquetas de mercadorias perigosas geralmente são exigidas por regulamentos de transporte de mercadorias perigosas, como Código IMDG , IATA e ADR. Esses regulamentos são baseados nas Recomendações da ONU sobre o Regulamento Modelo de Transporte de Mercadorias Perigosas . O objetivo principal dos rótulos de segurança é garantir o transporte seguro de mercadorias perigosas por vários modos (aéreo, marítimo ou rodoviário), informando o expedidor e os operadores da classificação das mercadorias transportadas.

Escopo Aplicável –

Os rótulos GHS aplicam-se apenas a produtos químicos perigosos (ou seja, substâncias químicas ou misturas que atendem aos critérios de classificação de perigo do GHS ). As etiquetas de produtos perigosos não se aplicam apenas a produtos químicos perigosos na lista de produtos perigosos ou que atendem aos critérios de classificação de produtos perigosos, mas também se aplicam a artigos (por exemplo, baterias de lítio, airbags) pertencentes a produtos perigosos.

Todos os produtos químicos perigosos exigem rótulos GHS, mas nem todos os produtos químicos perigosos (ou seja, produtos químicos com apenas riscos crônicos à saúde) exigem rótulos de produtos perigosos. Existem algumas correlações entre as categorias de perigo do GHS e as categorias de mercadorias perigosas. Mais informações podem ser encontradas abaixo.

Fonte de informações GHS

Diferenças estruturais –

O GHS usa 9 pictogramas vermelhos em forma de diamante para representar vários tipos de perigos químicos.

Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

Os regulamentos de mercadorias perigosas usam muito mais símbolos e cores para representar 9 classes de mercadorias perigosas . Por exemplo, existem 4 símbolos possíveis para mercadorias perigosas da Classe 4.

Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

Dimensões –

Muitos países estabeleceram requisitos de rótulo GHS para tamanhos de embalagens de produtos químicos com diferentes capacidades de embalagem. Alguns países até estabeleceram requisitos adicionais sobre o tamanho do pictograma da etiqueta GHS e até o tamanho da fonte.

De acordo com os regulamentos TDG, também existem requisitos sobre a dimensão mínima das etiquetas de perigo. (ou seja, 100mm x 100mm para pacotes >25kg). Este tamanho é geralmente muito maior do que o tamanho de um pictograma GHS.

Onde colocar etiquetas GHS e etiquetas de mercadorias perigosas

Etiquetas perigosas são geralmente colocadas nas embalagens externas. Um produto químico perigoso pode ser embalado em embalagens multicamadas, caso em que as embalagens internas precisam ser rotuladas de acordo com o GHS, enquanto a embalagem externa deve atender às disposições de rotulagem do TDG. As embalagens externas também podem ser rotuladas de acordo com o GHS (Isso é obrigatório para embalagens individuais, como tambor).

Quando o(s) pictograma(s) de perigo GHS se referem ao mesmo perigo que a etiqueta de perigo de mercadorias perigosas, o(s) pictograma(s) GHS não precisa(m) aparecer na embalagem externa. Por exemplo, o pictograma GHS em forma de diamante vermelho (peixe morto) abaixo pode ser omitido da embalagem externa porque o rótulo preto de mercadorias perigosas (peixe morto) na embalagem externa transmite os mesmos perigos.

Etiquetas GHS, suas características e diferenças em relação as Etiquetas de Mercadorias Perigosas.

Fonte: https://www.chemsafetypro.com/

Se você está buscando um fornecedor de etiquetas para atendimento a Norma GHS ou Etiqueta de produtos perigosos, faça contato com a nossa equipe; teremos prazer em atendê-lo.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo Serwir www.gruposerwir.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×