Rua Anésio Marciano, 160 - VINHEDO - SP

A Norma Britânica BS 5609 é uma especificação para rótulos

A Norma Britânica BS 5609 é uma especificação para rótulos

Conheça sobre A Norma Britânica BS 5609 é uma especificação para rótulos

Esta norma foi desenvolvida pensando na preservação dos dados impressos nos rótulos na hipótese de ocorrência de um acidente em que os produtos venham a cair no mar. Mantendo-se submersos ou sendo trazidos para a superfície, é fundamental que os avisos de riscos à saúde animal, humana e meio ambiente esteja preservados e legíveis, evitando interação inadequada ou inadvertida.

De acordo com o Sistema Global de Harmonização (GHS) das Nações Unidas e o Código Marítimo Internacional para Mercadorias Perigosas (IMDG), os fabricantes de produtos químicos que transportam mercadorias perigosas em águas internacionais devem obedecer às especificações da BS 5609 para rotulagem, o que significa que os rótulos devem resistir a um teste de três meses de submersão em água salgada.

Rótulos que cumprem a BS 5609 precisam resistir a um teste de até três meses de submersão em água salgada, mar profundo, exposição aluz solar, atrito com pedras, etc. Os rótulos em conformidade com a BS 5609 estão comprovadamente de acordo com os mais rigorosos testes de durabilidade do setor e são descritos como extremamente duráveis e adequados para uso em condições ambientais adversas.

A norma abrange duas seções principais:

Seção 2 – Desempenho do rótulo

Esta seção testa a permanência e durabilidade do frontal (parte da frente da etiqueta aonde os dados são impressos) e do adesivo (parte de trás do material que permanece colada na embalagem independente das condições as quais esta é exposta) em condições de exposição marítima, variações de temperatura, condições climáticas e exposição a névoa salina e luz solar.  Os testes da seção 2 são realizados em material em branco com a base revestida de adesivo para determinar a permanência e durabilidade do material e do adesivo do rótulo.

O Grupo Serwir possui em sua linha de produtos material adesivo aprovado na seção 2 da Norma BS 5609.

Seção 3 – Desempenho da impressão

Esta seção da BS5609 testa a resistência a abrasão e a permanência da impressão no rótulo. Os testes incluem exposição a condições climáticas artificiais (névoa salina e luz solar), remoção de fita e resistência a abrasão. (As amostras são envolvidas em uma mistura de areia e água do mar artificial). Apenas materiais aprovados na seção 2 podem ser usados nos testes da seção 3.

No Brasil temos a Epson como marca que possui equipamentos testados e aprovados para atendimento a Seção 3. O Grupo Serwir é representante Epson para a venda destas impressoras com especial foco nas questões da norma GHS BS 5609.

É importante que seu fornecedor detenha conhecimentos básicos sobre a norma GHS e sobre a variável BS 5609 para que ele ajude sua operação a ser assertiva e não cometa erros que possam representar risco ou mesmo prejuízo para sua operação.

As regras e diretrizes da norma são para segurança de todos.

Grupo Serwir, mais de 20 anos fornecendo soluções de identificação e rastreabilidade para a Industria Nacional.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo Serwir www.gruposerwir.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×