Rua Anésio Marciano, 160 - VINHEDO - SP

O Que é a Norma RoHS?

O Que é a Norma RoHS?

Conheça sobre O Que é a Norma RoHS?

A União Europeia criou como diretiva a Norma RoHS em 2006 com a proibição de 6 substância perigosas em todos os produtos consumidos em seu território, sendo elas: cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (PB). E fez a sua última atualização, em vigor desde 2019, incluindo mais 4 substâncias: os ftalatos (DEHP, BBP, DBP e DIBP).

Hoje a norma é uma lei, que apesar de disciplinar a União Europeia, trazer impacto para todo o mundo, já que para exportar para o seu território é necessário estar enquadrado nas diretivas.

O Que é a Norma RoHS?

Não há dúvidas que para se enquadrar as normas os custos de produção se elevaram e precisaram ser absorvidos pela indústria e os consumidos. Em contra partida os benefícios para o homem e o meio ambiente são enormes.

No Brasil não há uma obrigatoriedade da Norma RoHS, mas desde de 2018 existe um grupo de trabalho RoHS Brasileira o que indica a nossa preocupação com essas substâncias e a recomendação de não as utilizar.

O Que é a Norma RoHS?

As etiquetas e os rótulos que forem destinados ao mercado Europeu também precisam estar adequados.

Como no Brasil não existe esta obrigatoriedade os fabricantes de material autoadesivo liberaram para os convertedores apenas uma declaração RoHS dizendo que os seus produtos cumprem a exigência. Todavia a legislação Europeia não aceita essa declaração e exige uma análise química laboratorial do produto.

O Grupo Serwir trabalha com laboratórios que são capazes de fazer todos os testes exigidos e entregar a análise laboratorial exigida pela Europa.

faça contato com nosso time de especialistas, teremos prazer em tirar as suas dúvidas e ouvir suas demandas.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo Serwir www.gruposerwir.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×